quinta-feira, 11 de novembro de 2010


ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

Neste dia 09 de novembro a Congregação do Santíssimo Redentor está em festa, pois que celebra 278 anos de sua fundação.

Na história da salvação, Deus escolhe homens e mulheres para implantar no meio do povo seu gesto amoroso de Pai. Assim, Ele escolheu Afonso que, sentindo a força do amor de Deus que o chamava, deixou a vida de nobreza, a sua carreira como brilhante advogado, e dedicou-se à salvação do mais pobre, do humilde e oprimido.
 
Tendo feito a opção pelo sacerdócio, ele vive a experiência com os pobres de Nápoles, contudo, ao visitar os montes de Scala, Afonso descobre o mundo do abandono: são os cabreiros que por lá viviam. Naquele momento nascia no coração de Afonso a idéia de fundar a congregação.
 
A Irmã Maria Celeste Crostarosa, antecipa a realização da congregação, numa visão que teve de São Francisco lá no céu, ao lado de Jesus, e o Padre Afonso sendo indicado como fundador de um grupo missionário. Depois de muitos sofrimentos e angústia,
 
Afonso tem nas mãos os textos de Maria Celeste e reconhece as duas realidades, a das monjas e a dos padres missionários, ambos ramos que se nutrem do mesmo tronco que é Jesus Cristo, do qual continuaram a missão e presença como memória viva do Redentor. Era o dia 09 de novembro de 1732.
 
Vivendo o desapego ao mundo, Afonso manifestou sua opção pela sabedoria de Deus, que encontram aqueles que se fazem pequeninos diante d’Ele.
 
Atualizando a presença de Afonso no mundo, os Missionários Redentoristas, são hoje continuadores de Afonso em nosso meio.
 
Nosso muito obrigado a todos os padres e irmãos redentoristas, em especial àqueles que caminham junto a nós, a nossas famílias. Assim como Afonso, eles também fazem seu êxodo pessoal, abandonam seus apegos, numa atitude concreta de entrega à vida consagrada: ser um com Jesus como fez Afonso, após ter sentido o misericordioso amor de Deus, a Copiosa Redenção. O ponto de partida não é outro senão o amor.
 
Parabéns Congregação do Santíssimo Redentor! Que a unção que renovou Afonso, possa renovar seu ministério a cada dia.

Regina Souza - MLR