domingo, 18 de julho de 2010


SANTÍSSIMO REDENTOR

“Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espera Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a copiosa redenção”. Especialmente este versículo do Salmo 129 vem revelar o sentido primeiro da Congregação Redentorista: o plano da salvação abundante e integral que se derrama sobre todos os homens e mulheres. Desse modo, entendemos que do alto vem a salvação para inundar-nos aqui neste lugar onde nos encontramos, e a todos se derrama igualmente. Contudo, para receber a salvação é preciso querer recebê-la: basta nos abrirmos à graça de Deus, que chega até nós através de Jesus Cristo. Mas o que fazer para merecê-la, se por nós mesmos jamais a alcançaríamos? Para Santo Afonso, a Copiosa Redenção é Amor do Pai. E nesse amor trocado, correspondido entre o Pai e o Filho, Jesus cumpre até o fim sua fidelidade ao projeto salvífico: “Amou-nos até a morte e morte de cruz”. Estamos, portanto, sob a ação redentora e libertadora da Maior Prova de Amor que o mundo já conheceu: Jesus Cristo.

Com o coração posto no Senhor Jesus, celebramos a Solenidade do Santíssimo Redentor, junto com toda a Igreja, no terceiro domingo de julho, que será neste ano de 2010, no dia 18 de julho, dia de feliz união com os irmãos no amor do Cristo. Que possamos preparar bem o nosso coração, participando da eucaristia, das missas, do tríduo e com as nossas orações pessoais. Porque nós somos chamados a seguir os passos do Redentor e, deste modo, seguir o caminho é experimentar em nós o amor que Ele nos ensina, e que ainda é tão difícil viver: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem” (Mt 5,44). Estamos aprendendo a viver o amor que liberta, junto do nosso próximo. Lembramos a parábola do bom samaritano. Aquele viajante de Samaria não julgou, não condenou nem absolveu o homem que jazia semimorto em seu caminho, nem ao menos perguntou quem ele era, se era samaritano ou judeu, se poderia retribuir-lhe mais tarde ou não. Simplesmente se compadeceu da miséria humana, sofreu com o outro. “Amai vossos inimigos”. Muitos prováveis inimigos cruzaram o caminho de Jesus, que a eles acolheu, curou, distribuiu amor. Jesus nos ensina a levar amor aos irmãos, sem restrição, porque somos missionários, Missionários Redentoristas Leigos e Religiosos. Queremos que a nossa missão se estenda ao próximo e, seja ele quem for, não podemos deixá-lo à beira do caminho. Uma palavra de conforto, uma visita, um telefonema. Coração aberto ao próximo é o nosso coração em comunhão com o coração do Redentor. E a nossa missão acontecerá onde quer que o Senhor nos chame a estar.

Olhar para cruz de Jesus... Cruz erguida no monte, no alto do calvário, para que todos pudessem ver. Com os olhos fixos na cruz, sabemos que ali está a entrega total em favor da humanidade pecadora. Jesus erguido na cruz no alto do monte, muito além do sentido humano, transcende porque é divino. Do lado ferido de Jesus jorrou sangue e água, do coração aberto de Jesus superabundou a Graça. Toda a vida de Jesus foi testemunho do amor do Pai, que nos deu um Salvador, seu Filho feito homem. O sofrimento de Jesus na cruz testemunhou a sua humanidade sujeita à dor, num mundo onde há tanta dor. E Jesus suportou a dor, sofreu a incompreensão, rejeição, inveja, traição, injustiça, todavia, ressuscitou. Com Ele nós somos vitoriosos. Junto dele a redenção é copiosa.

Por tanto amar, sejas eternamente glorificado pelo Pai, amado Jesus!

Regina Maria de Souza - MLR-RJ