sexta-feira, 2 de julho de 2010


PALESTRA NA LIGA JOVEM


Foi num clima de muita alegria e descontração que nossa equipe recebeu Leandro Cabral, coordenador da Pajusa e participante do grupo jovem, para a primeira palestra da Liga Jovem, com o tema: “É proibido ser diferente?”.

O evento começou com animação, acolhida e oração. Em seguida, Leandro pediu para que os jovens se misturassem e, depois, foram sendo separados de acordo com as características citadas por ele: sexo, idade, time, etc. Desta forma, formou-se vários sub-grupos, chegando, por fim, a uma única pessoa com suas individualidades e diferenças. A partir daí, ele abordou o primeiro ponto da palestra, falando sobre o respeito a individualidade do outro.

Em seguida Leandro falou um pouco sobre a necessidade de “estar na onda” e fazer o que a maioria da galera faz, colocando essa atitude em questão.

Para abordagem do terceiro ponto: discernimento para olhar o mundo lá fora, foi feita uma encenação evidenciando a atitude de dois jovens, diante da pergunta de seu pai sobre como teria sido a festa de 15 anos da qual teriam participado. Um dos filhos responde prontamente, contando tudo... o outro, mal humorado, diz que não gostou, que foi a mesma coisa de sempre... mas, logo depois, liga para um amigo e conta que a festa foi ótima, que ele bebeu muito e “pegou geral”. Enfim, só fez besteira...
A partir daí, abriu-se um debate.

Em seguida, um jovem participante fez a leitura de At 4, 32, através da qual, a identidade de um jovem católico foi colocada em discussão.

Para falar sobre a aceitação de si e do outro, foi feita, por um dos jovens, a leitura de Ap 3,16, seguida de uma dinâmica de oração, na qual todos foram convidados a um encontro pessoal com Jesus. Neste momento, cada jovem se dirigiu a sala ao lado e se viu diante de um espelho, que refletia o maior presente recebido de Deus.

No retorno, cada um pode expor o que sentiu ao se ver no espelho, assumindo, assim, a missão de ser exemplo e motivação para outros jovens.

A noite foi encerrada com a oração do Pai Nosso. Todos saíram tocados... foi muito bom!!!

Valeu pessoal! Até a próxima...