terça-feira, 27 de julho de 2010


VENHA PARTICIPAR!!!


domingo, 18 de julho de 2010


SANTÍSSIMO REDENTOR

“Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espera Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a copiosa redenção”. Especialmente este versículo do Salmo 129 vem revelar o sentido primeiro da Congregação Redentorista: o plano da salvação abundante e integral que se derrama sobre todos os homens e mulheres. Desse modo, entendemos que do alto vem a salvação para inundar-nos aqui neste lugar onde nos encontramos, e a todos se derrama igualmente. Contudo, para receber a salvação é preciso querer recebê-la: basta nos abrirmos à graça de Deus, que chega até nós através de Jesus Cristo. Mas o que fazer para merecê-la, se por nós mesmos jamais a alcançaríamos? Para Santo Afonso, a Copiosa Redenção é Amor do Pai. E nesse amor trocado, correspondido entre o Pai e o Filho, Jesus cumpre até o fim sua fidelidade ao projeto salvífico: “Amou-nos até a morte e morte de cruz”. Estamos, portanto, sob a ação redentora e libertadora da Maior Prova de Amor que o mundo já conheceu: Jesus Cristo.

Com o coração posto no Senhor Jesus, celebramos a Solenidade do Santíssimo Redentor, junto com toda a Igreja, no terceiro domingo de julho, que será neste ano de 2010, no dia 18 de julho, dia de feliz união com os irmãos no amor do Cristo. Que possamos preparar bem o nosso coração, participando da eucaristia, das missas, do tríduo e com as nossas orações pessoais. Porque nós somos chamados a seguir os passos do Redentor e, deste modo, seguir o caminho é experimentar em nós o amor que Ele nos ensina, e que ainda é tão difícil viver: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem” (Mt 5,44). Estamos aprendendo a viver o amor que liberta, junto do nosso próximo. Lembramos a parábola do bom samaritano. Aquele viajante de Samaria não julgou, não condenou nem absolveu o homem que jazia semimorto em seu caminho, nem ao menos perguntou quem ele era, se era samaritano ou judeu, se poderia retribuir-lhe mais tarde ou não. Simplesmente se compadeceu da miséria humana, sofreu com o outro. “Amai vossos inimigos”. Muitos prováveis inimigos cruzaram o caminho de Jesus, que a eles acolheu, curou, distribuiu amor. Jesus nos ensina a levar amor aos irmãos, sem restrição, porque somos missionários, Missionários Redentoristas Leigos e Religiosos. Queremos que a nossa missão se estenda ao próximo e, seja ele quem for, não podemos deixá-lo à beira do caminho. Uma palavra de conforto, uma visita, um telefonema. Coração aberto ao próximo é o nosso coração em comunhão com o coração do Redentor. E a nossa missão acontecerá onde quer que o Senhor nos chame a estar.

Olhar para cruz de Jesus... Cruz erguida no monte, no alto do calvário, para que todos pudessem ver. Com os olhos fixos na cruz, sabemos que ali está a entrega total em favor da humanidade pecadora. Jesus erguido na cruz no alto do monte, muito além do sentido humano, transcende porque é divino. Do lado ferido de Jesus jorrou sangue e água, do coração aberto de Jesus superabundou a Graça. Toda a vida de Jesus foi testemunho do amor do Pai, que nos deu um Salvador, seu Filho feito homem. O sofrimento de Jesus na cruz testemunhou a sua humanidade sujeita à dor, num mundo onde há tanta dor. E Jesus suportou a dor, sofreu a incompreensão, rejeição, inveja, traição, injustiça, todavia, ressuscitou. Com Ele nós somos vitoriosos. Junto dele a redenção é copiosa.

Por tanto amar, sejas eternamente glorificado pelo Pai, amado Jesus!

Regina Maria de Souza - MLR-RJ


segunda-feira, 12 de julho de 2010


Avante, com FÉ e CORAGEM!!!

Aos 14 dias do mês de julho de 2009, foi fundada, na Paróquia Santo Afonso, a primeira Liga Jovem Católica do Rio de Janeiro, tendo como idealizador e diretor, o Pe. Ergo Dias de Araújo, C.Ss.R.

Este grupo foi criado como parte integrante da Liga Católica Santo Afonso, com o objetivo de difundir com vitalidade o espírito da Sagrada Família e reacender nos cristãos, com especial atenção aos jovens, a força do amor que emana do Evangelho.

Foi com muita alegria que no último domingo, dia 11 de julho, nos reunimos, como família redentorista, para celebrar um ano de caminhada na fé.

Na Celebração Eucarística das 16h, presidida pelo Pe. Augusto, redentorista da Província de Goiás, agradecemos a Deus pelas atividades realizadas; pela perseverança de nossa equipe na evangelização de outros jovens; pela orientação e apoio de nossas famílias e dos Sacerdotes, em especial do Pe. Araújo, e por todos que estavam presentes, participando conosco da celebração.

Com muito amor e muita fé, pudemos juntos dizer:

JESUS, MARIA E JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!































 Fotos: Eliana Rodrigues Alvarez Gonçalves

domingo, 4 de julho de 2010


ANIVERSÁRIO DA LIGA JOVEM


Proposta pelo Pe. Ergo Dias Araújo C.Ss.R., a Liga Jovem Santo Afonso foi criada em julho de 2009, na Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro.

Composta inicialmente por um grupo de 14 jovens, incentivados e orientados por seus pais e familiares, a equipe persevera e hoje conta com a participação de 18 jovens, engajados na Igreja.

Seguindo os princípios da Liga Católica Jesus Maria José, a Liga Jovem tem como principal objetivo atuar como uma Pastoral de Conjunto, evangelizando homens, mulheres, jovens e crianças pela participação em família, na Igreja católica.

Sua missão é exercida através de atividades variadas, como: reuniões mensais de formação, oração e reflexão em família, Celebração Eucarística, retiros e romarias, obras de caridade e eventos esportivos.

No próximo domingo, dia 11 de julho, às 16h, será realizada a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo aniversário da Liga Jovem, que estará completando um ano de existência no dia 14 de julho de 2010.

Peçamos a Deus que abençoe esses jovens redentoristas, para que, a exemplo da Sagrada Família, possam ser testemunho de fé, coragem, amor e perseverança na evangelização de muitos outros jovens!

Venha você também e traga a sua família para celebrar conosco!!!



JESUS, MARIA E JOSÉ, MINHA FAMÍLIA VOSSA É!

sexta-feira, 2 de julho de 2010


PALESTRA NA LIGA JOVEM


Foi num clima de muita alegria e descontração que nossa equipe recebeu Leandro Cabral, coordenador da Pajusa e participante do grupo jovem, para a primeira palestra da Liga Jovem, com o tema: “É proibido ser diferente?”.

O evento começou com animação, acolhida e oração. Em seguida, Leandro pediu para que os jovens se misturassem e, depois, foram sendo separados de acordo com as características citadas por ele: sexo, idade, time, etc. Desta forma, formou-se vários sub-grupos, chegando, por fim, a uma única pessoa com suas individualidades e diferenças. A partir daí, ele abordou o primeiro ponto da palestra, falando sobre o respeito a individualidade do outro.

Em seguida Leandro falou um pouco sobre a necessidade de “estar na onda” e fazer o que a maioria da galera faz, colocando essa atitude em questão.

Para abordagem do terceiro ponto: discernimento para olhar o mundo lá fora, foi feita uma encenação evidenciando a atitude de dois jovens, diante da pergunta de seu pai sobre como teria sido a festa de 15 anos da qual teriam participado. Um dos filhos responde prontamente, contando tudo... o outro, mal humorado, diz que não gostou, que foi a mesma coisa de sempre... mas, logo depois, liga para um amigo e conta que a festa foi ótima, que ele bebeu muito e “pegou geral”. Enfim, só fez besteira...
A partir daí, abriu-se um debate.

Em seguida, um jovem participante fez a leitura de At 4, 32, através da qual, a identidade de um jovem católico foi colocada em discussão.

Para falar sobre a aceitação de si e do outro, foi feita, por um dos jovens, a leitura de Ap 3,16, seguida de uma dinâmica de oração, na qual todos foram convidados a um encontro pessoal com Jesus. Neste momento, cada jovem se dirigiu a sala ao lado e se viu diante de um espelho, que refletia o maior presente recebido de Deus.

No retorno, cada um pode expor o que sentiu ao se ver no espelho, assumindo, assim, a missão de ser exemplo e motivação para outros jovens.

A noite foi encerrada com a oração do Pai Nosso. Todos saíram tocados... foi muito bom!!!

Valeu pessoal! Até a próxima...