sábado, 26 de dezembro de 2009

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA


Deus é família

Após o Natal celebramos a festa da Sagrada Família. Não se trata só de celebrar um "santo" do calendário, mas compreender, através da Família de Nazaré, um pouco mais do mistério da Trindade Santa. A Palavra de Deus ensina-nos que Jesus veio ao mundo através de uma família. A Palavra Encarnada educa-nos pela Palavra escrita, apontando para nós condições de viver a Palavra na família que construímos. Deus, para explicar-nos quem Ele é, diz de Si que é Pai, Filho e Espírito em tal comunhão que formam um só Deus. Jesus, para revelar o Pai, se fez Homem numa família. Por isso, se eliminarmos a família, não saberemos mais como é Deus, pois Deus é uma Família. "A família é imagem de Deus que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família" (Doc.de Aparecida, 434). Por isso entendemos a responsabilidade de construir verdadeiras famílias. Se há crise na família, podemos ver que seu fundamento é a falta daquilo que Deus colocou na família que é o amor. O tratamento que temos para com os familiares, pais, idosos, está ligado diretamente com o relacionamento com Deus no perdão, no atendimento das preces e a prosperidade da vida (Eclo 3,3-7.14-17). A vida na família cristã se constrói nas virtudes humanas e cristãs. Impossível ser família cristã se não desenvolver os relacionamentos humanos, pois são seu fundamento e base de crescimento.

Família base da Igreja

O Documento de Aparecida reafirma que "a família é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã, ela se chama Igreja doméstica" (Doc Ap 204). Sua missão se realiza no mundo (Doc Ap. 210), tendo como primeiro apostolado, viver como família. Isto está acima de práticas espirituais e atividades pastorais, que não deixam de ser importantes. "A família constitui um dos tesouros mais valiosos dos povos latino-americanos" (Doc Ap 204). Jesus vai ao templo, a casa do Pai (Lc 2,49) pela qual Ele tem grande zelo (Jo 2,17). Mas o lugar de seu crescimento em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 9,52) . Este crescimento acontece dentro de sua casa, na sua família. Do mesmo modo, o lugar de viver a vida cristã é dentro da família, onde praticamos as virtudes fundamentais de vida cristã em comunidade, sintetizadas no amor. Isto constitui a Igreja doméstica na qual Jesus cresceu. Somos preocupados com a prática religiosa e não nos incomodamos com a vida das famílias.

Família de Nazaré é modelo das famílias.

A Família de Nazaré é modelo de nossas famílias. Nas dificuldades ela ensina a procurar Jesus. Jesus aos 12 anos vai com o pai e a mãe a Jerusalém. Aos 12 anos é um adulto, Maria e José não só o procuraram no templo, mas procuraram encontrá-lo em sua normalidade humana-divina. Penso que em Nazaré sua vida era um contínuo buscar Jesus. Nós, em nossa frágil existência humana, continuamos procurando Jesus, fazendo-o crescer, em nós, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc. 2,52). Maria é modelo da escuta da palavra: "Ela conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração" (v.51). Os acontecimentos da vida devem ser curtidos no coração, no altar de Deus que está dentro de nós. Creio que devemos amar muito Maria e José com o Menino, mas é preciso tirá-los um pouco do altar florido e conhecê-los no altar do dia a dia de Nazaré.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Leituras: Eclesiástico 3,3-7.14-17ª; Salmo 127;Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52