segunda-feira, 15 de junho de 2009



CELEBRAÇÃO DE FUNDAÇÃO DA LIGA JOVEM SANTO AFONSO

Aconteceu no último domingo, 14 de junho, a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela fundação da Liga Jovem Santo Afonso, primeira na Paróquia e na cidade do Rio de Janeiro. A missa foi presidida pelo reitor da Igreja, Pe. Ergo Dias de Araújo, C.Ss.R., e contou com a presença dos representantes liguistas da Paróquia Santo Afonso e de várias outras paróquias. Estiveram presentes também os jovens aspirantes e seus familiares.
Ao som do coral jovem, com muita animação, todos os liguistas, aspirantes e veteranos, entraram em procissão com bandeiras e banners para participarem da celebração. Pe. Araújo iniciou lendo uma mensagem enviada pelo Pe. José Carlos Campos, C.Ss.R., coordenador nacional da Ligas Católicas, na qual dizia:
“Queridos jovens liguistas da paróquia Santo Afonso, gostaria imensamente de estar aí com vocês nesta celebração. Fiquei feliz quando soube que a Liga Jovem está se formando a partir de vocês. Junto-me ao meu querido confrade Pe. Araújo neste momento celebrativo, a todos vocês, queridos jovens, e aos seus familiares para que, a exemplo do nosso jovem fundador Henrique Bellatable, tragam um novo ardor missionário para dentro da Liga de Santo Afonso. Renovar é preciso!”.
Na homilia, Pe. Araújo, orientador e incentivador do grupo, reafirmou a importância de se formar na paróquia jovens discípulos missionários. O Redentorista dirigiu-se a eles afirmando que “é preciso semear. É preciso coragem para remover as pedras do caminho e jamais desanimar”. O sacerdote disse, ainda, que os jovens devem confiar, persistir e perseverar, pois a semente plantada irá se desenvolver com a força da graça e do poder divino.
Em seguida, o reitor convidou o grupo ao altar para ler o termo de compromisso. Foi um momento de muita emoção, em que os jovens assumiram, diante de todos, seu compromisso de caminhada na fé cristã. Receberam, então, o manual da Liga Católica e o diploma de pertença à Liga Jovem.
Antes do término da missa, uma das mães, coordenadora do grupo, agradeceu a todos, manifestando a alegria da equipe em partilhar aquele momento tão importante. Fez também um convite à comunidade para a participação nos eventos que serão promovidos mensalmente e divulgados pela Liga Jovem, cujo objetivo é a vivência da espiritualidade Redentorista em família. Também num gesto de agradecimento, os jovens entregaram ao Pe. Araújo uma pequena lembrança e às mães representantes, uma capelinha da Sagrada Família, que foi abençoada pelo padre.Ao final da missa, todos saíram em procissão até o adro da Igreja, de onde se dirigiram ao salão paroquial, para um momento de confraternização.
Confira nas fotos abaixo.