sábado, 13 de novembro de 2010


A CARIDADE É CONTAGIANTE!


No sábado, dia 13 de novembro, nossa equipe, junto com o grupo Mini-Jovem, voltou ao Educandário Romão Duarte, onde esteve, no ano passado, fazendo uma visita às crianças abrigadas.

A instituição acolhe crianças órfãs ou vítimas de violência e abandono, a espera de decisão judicial para adoção. Atualmente, permanecem lá, nos fins de semana, 30 crianças entre 0 e 5 anos.

Para estas crianças levamos carinho e muita alegria através de música, brindes, brincadeiras e um saboroso lanche. Levamos também sacolas com doações diversas, arrecadadas entre parentes, vizinhos e amigos.

Na missa de domingo, às 16h, foram levados ao altar alguns nomes das crianças abrigadas em situação mais crítica e colocamos também, em intenção especial, todas àquelas que são atendidas pelo educandário.

Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, participaram conosco desta obra de caridade.

Que Deus os abençoe!

Para preservar a imagem das crianças, fizemos poucas fotos e, as que estão aqui expostas, foram editadas.
 







Fotos: Eliana Gonçalves

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

Neste dia 09 de novembro a Congregação do Santíssimo Redentor está em festa, pois que celebra 278 anos de sua fundação.

Na história da salvação, Deus escolhe homens e mulheres para implantar no meio do povo seu gesto amoroso de Pai. Assim, Ele escolheu Afonso que, sentindo a força do amor de Deus que o chamava, deixou a vida de nobreza, a sua carreira como brilhante advogado, e dedicou-se à salvação do mais pobre, do humilde e oprimido.
 
Tendo feito a opção pelo sacerdócio, ele vive a experiência com os pobres de Nápoles, contudo, ao visitar os montes de Scala, Afonso descobre o mundo do abandono: são os cabreiros que por lá viviam. Naquele momento nascia no coração de Afonso a idéia de fundar a congregação.
 
A Irmã Maria Celeste Crostarosa, antecipa a realização da congregação, numa visão que teve de São Francisco lá no céu, ao lado de Jesus, e o Padre Afonso sendo indicado como fundador de um grupo missionário. Depois de muitos sofrimentos e angústia,
 
Afonso tem nas mãos os textos de Maria Celeste e reconhece as duas realidades, a das monjas e a dos padres missionários, ambos ramos que se nutrem do mesmo tronco que é Jesus Cristo, do qual continuaram a missão e presença como memória viva do Redentor. Era o dia 09 de novembro de 1732.
 
Vivendo o desapego ao mundo, Afonso manifestou sua opção pela sabedoria de Deus, que encontram aqueles que se fazem pequeninos diante d’Ele.
 
Atualizando a presença de Afonso no mundo, os Missionários Redentoristas, são hoje continuadores de Afonso em nosso meio.
 
Nosso muito obrigado a todos os padres e irmãos redentoristas, em especial àqueles que caminham junto a nós, a nossas famílias. Assim como Afonso, eles também fazem seu êxodo pessoal, abandonam seus apegos, numa atitude concreta de entrega à vida consagrada: ser um com Jesus como fez Afonso, após ter sentido o misericordioso amor de Deus, a Copiosa Redenção. O ponto de partida não é outro senão o amor.
 
Parabéns Congregação do Santíssimo Redentor! Que a unção que renovou Afonso, possa renovar seu ministério a cada dia.

Regina Souza - MLR

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro vai receber o evento mais importante da juventude Católica: o Encontro Nacional de Jovens (ENJ). O palco escolhido foi o Maracanãzinho e a expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de novembro.
A edição 2010 do ENJ tem como tema “Juventude proclama a Palavra, anuncia a Boa Noticia”. O objetivo é abordar a redescoberta do valor das Sagradas Escrituras, assim como o anúncio da Palavra de Deus.
O Coordenador Arquidiocesano do Ministério de Comunicação da Renovação Carismática Católica, Leandro Farias, explica que o Encontro é um momento de oração, mas também uma oportunidade de acesso à cultura.
-Todos os dias haverá missa e adoração. O Ministério Jovem da Renovação Carismática vai fazer pregações e haverá ainda oração de cura e libertação. Na parte da noite, vamos ter eventos culturais como Festival de artes, com teatro e dança.
O Encontro Nacional de Jovens começa na sexta feira, dia 12, com a Santa Missa, às 19h 30min, celebrada pelo Bispo Responsável pelo Setor da Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro. No sábado, dia 13, e na segunda, 15, o evento vai de 7h 30min às 17h. No domingo, começa às 8h e termina às 12h com a celebração da Missa. Além de Dom Eduardo, estão confirmadas as presenças do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, do Presidente do Conselho Nacional da Libertação, Marcos Volcan, e do assessor do Setor da Juventude da CNBB, Padre Carlos Sávio.
Para o ENJ, são esperadas caravanas de todo o Brasil. Leandro Farias acredita que a participação do jovem dentro da Igreja é muito importante.
- O jovem deve ser uma presença constante dentro da Igreja. Como diria João Paulo II, o jovem é o sentinela do amanhã.
As inscrições para participar do ENJ podem ser feitas até o dia do evento. Para aqueles que se inscreverem até o dia 5 de novembro, a taxa é de 10 reais, após a data o preço é 20 reais.

ARQUEDIOCESE DO RIO DE JANEIRO




quinta-feira, 4 de novembro de 2010