quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



FELIZ 2010!!!

Oração de final de ano...

Senhor Deus, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao acabar mais um ano, quero Te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo que não foi.
Ofereço-Te o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir...

Apresento-Te as pessoas que ao longo desses meses fizeram parte da minha vida; as amizades novas e os antigos amigos. Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.

Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado. Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão pelo viver sem entusiasmo. Por todos os meus esquecimentos, descuidos e silêncios, novamente Te peço perdão. Nos próximos dias começaremos um novo ano. Paro a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e Te apresento esses dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.

Hoje, Te peço, para mim e para meus amigos e familiares a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria. Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios as palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre meu ser para tudo o que é bom.

Senhor,
A quem está lendo esta mensagem, enche-o de Sabedoria, Paz e Amor. E que a nossa amizade dure para sempre em nossos corações. Enche-me, também, de bondade e alegria para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti. Dá-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir a felicidade.

Amém!

sábado, 26 de dezembro de 2009

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA


Deus é família

Após o Natal celebramos a festa da Sagrada Família. Não se trata só de celebrar um "santo" do calendário, mas compreender, através da Família de Nazaré, um pouco mais do mistério da Trindade Santa. A Palavra de Deus ensina-nos que Jesus veio ao mundo através de uma família. A Palavra Encarnada educa-nos pela Palavra escrita, apontando para nós condições de viver a Palavra na família que construímos. Deus, para explicar-nos quem Ele é, diz de Si que é Pai, Filho e Espírito em tal comunhão que formam um só Deus. Jesus, para revelar o Pai, se fez Homem numa família. Por isso, se eliminarmos a família, não saberemos mais como é Deus, pois Deus é uma Família. "A família é imagem de Deus que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família" (Doc.de Aparecida, 434). Por isso entendemos a responsabilidade de construir verdadeiras famílias. Se há crise na família, podemos ver que seu fundamento é a falta daquilo que Deus colocou na família que é o amor. O tratamento que temos para com os familiares, pais, idosos, está ligado diretamente com o relacionamento com Deus no perdão, no atendimento das preces e a prosperidade da vida (Eclo 3,3-7.14-17). A vida na família cristã se constrói nas virtudes humanas e cristãs. Impossível ser família cristã se não desenvolver os relacionamentos humanos, pois são seu fundamento e base de crescimento.

Família base da Igreja

O Documento de Aparecida reafirma que "a família é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã, ela se chama Igreja doméstica" (Doc Ap 204). Sua missão se realiza no mundo (Doc Ap. 210), tendo como primeiro apostolado, viver como família. Isto está acima de práticas espirituais e atividades pastorais, que não deixam de ser importantes. "A família constitui um dos tesouros mais valiosos dos povos latino-americanos" (Doc Ap 204). Jesus vai ao templo, a casa do Pai (Lc 2,49) pela qual Ele tem grande zelo (Jo 2,17). Mas o lugar de seu crescimento em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 9,52) . Este crescimento acontece dentro de sua casa, na sua família. Do mesmo modo, o lugar de viver a vida cristã é dentro da família, onde praticamos as virtudes fundamentais de vida cristã em comunidade, sintetizadas no amor. Isto constitui a Igreja doméstica na qual Jesus cresceu. Somos preocupados com a prática religiosa e não nos incomodamos com a vida das famílias.

Família de Nazaré é modelo das famílias.

A Família de Nazaré é modelo de nossas famílias. Nas dificuldades ela ensina a procurar Jesus. Jesus aos 12 anos vai com o pai e a mãe a Jerusalém. Aos 12 anos é um adulto, Maria e José não só o procuraram no templo, mas procuraram encontrá-lo em sua normalidade humana-divina. Penso que em Nazaré sua vida era um contínuo buscar Jesus. Nós, em nossa frágil existência humana, continuamos procurando Jesus, fazendo-o crescer, em nós, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc. 2,52). Maria é modelo da escuta da palavra: "Ela conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração" (v.51). Os acontecimentos da vida devem ser curtidos no coração, no altar de Deus que está dentro de nós. Creio que devemos amar muito Maria e José com o Menino, mas é preciso tirá-los um pouco do altar florido e conhecê-los no altar do dia a dia de Nazaré.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Leituras: Eclesiástico 3,3-7.14-17ª; Salmo 127;Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52

terça-feira, 15 de dezembro de 2009


Amigos
Mais um ano chega ao fim.
É tempo de fazer um balanço de tudo o que aconteceu.

Só teve sentido se estes 365 dias serviram para nos tornarmos mais tolerantes, solidários, fraternos, coerentes (apesar das contradições humanas) e acima de tudo amorosos, com todos os nossos irmãos, principalmente com aqueles que se encontram excluídos ou com pouco acesso à educação, alimento, teto, família e amor. se não, teremos ficado apenas mais velhos nesses últimos meses!
É tempo de transformarmos os momentos bons em novas energias, entusiasmo e principalmente esperança de que todos os nossos sonhos vão se realizar... o
s momentos maus em lembretes para não cometermos novamente os mesmos erros no ano que vem... os momentos difíceis em certezas de que tudo na vida passa e que esses momentos no futuro nos ajudarão a construir momentos felizes...
É tempo de agradecermos a Deus por todos os momentos que tivemos!


Desejamos a todos um Feliz Natal!
E um Ano Novo de muitas realizações!!!


Equipe da Liga Jovem


MENSAGEM PARA NOEL


O senhor vai me desculpar se lhe falo com liberdade, mesmo não tendo nenhuma familiaridade com o senhor. Para mim, o senhor é sempre um pouco estranho, e até acaba me resultando algo antipático. Me desculpe, viu?!
Nos meus tempos de criança, lá na Espanha, o senhor não era protagonista do Natal. Sabíamos mais ou menos que, nos países frios do norte da Europa, veneravam um tal de São Nicolau ou Santa Klaus, velho de barba branca e com um saco nas costas, que andava pela neve distribuindo presentes à criançada.
Para nós, Natal era o Menino Jesus, Nossa Senhora e São José, Belém e a estrebaria, a estrela, os anjos, os pastores, os reis magos... O nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido de Maria. Deus feito homem!
Tudo isso simbolizado e vivido - com muita fantasia e emoção, com muita religiosidade - no presépio, tão carinhosamente preparado em todas as famílias católicas, às vezes com arte extraordinária.
Era a missa da noite de Natal e as cantigas próprias desse tempo litúrgico. Também, claro, os presentes familiares, as comidas típicas (o turrón, por exemplo) e as tradicionais representações cênicas (os pastorets na minha Catalunha).
Tudo, sempre, em torno ao Menino Jesus. Ele era o Natal!
Agora - me desculpe - o senhor entrou no meio e... botou o Menino Jesus para fora do Natal! Natal é o Papai Noel, Papai Noel é o Natal, e o Menino Jesus já era!
Francamente, o senhor está me incomodando. O velho matou o Menino, penso às vezes. E me dá raiva, viu?!
Pensando melhor, porém, sei muito bem que a culpa não é propriamente sua. O senhor entrou nessa sem querer. Foi metido no Natal deles. Eles o sentaram em cima do Menino, e o negócio interesseiro que fazem com o senhor apagou a luz e a graça do Mistério do Natal.
Natal virou mercado, já antes de chegarmos a estes tempos diábólicos do Mercado Total. E vira também, naturalmente, bebedeira e briga e esbanjamento e ofensa aos pobres que não têm nem casa, nem comida, nem calor humano.
Eu acredito que, se o senhor é mesmo São Nicolau, o que vai querer é que Jesus seja conhecido e amado e seguido. Isso é o que querem todos os santos e santas de verdade. Jamais o senhor pretenderia usurpar o Mistério do Natal, menos ainda para fazê-lo virar frivolidade e negócio.
Acreditando nisso,
quero lhe fazer um pedido, senhor São Nicolau, o verdadeiro. Ou vários pedidos. Sendo que Deus resolveu nos dar o seu próprio Filho, todo pedido é pouco...
Continue a entregar presentes a todo o mundo, sobretudo aos duros de coração e aos corações de criança.
Para os duros de coração, o sentido da justiça e da solidariedade e da partilha. Para os corações de criança, mais sonho ainda (utopia, necessária como o pão de cada dia), a esperança sempre maior, uma ternura do tamanho de todas as estrelas de Natal juntas e muita coragem e união para lutarem pelo Tempo Novo que Jesus veio inaugurar com o seu nascimento.
Ajude aos pobres e marginalizados do campo e da cidade, negros, índios e brancos, mulheres e homens, a conquistarem a terra e o pão, a casa e a dignidade, a cidadania e a festa.
A todas as autoridades deste mundo, vergonha, responsabilidade e espírito de serviço.
E a todas as pessoas, aquele presente maior, que é o próprio Evangelho, a Boa Nova que os anjos de verdade cantaram nessa Noite, a mais bela da História humana, porque nela o próprio Deus nasceu feito humano, como nós, filho de mulher, criança e pobre...
Desculpe, senhor Papai Noel, se pensei mal do senhor, e muito obrigado se pedi bem!
Com um beijo em sua barba branca.

(Autor desconhecido)


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


ADVENTO

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

Pe. Agnaldo Rogério dos Santos