segunda-feira, 22 de junho de 2009

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
27 DE JUNHO
“Louvada, amada, invocada, bendita eternamente sejais, ó Senhora do Perpétuo Socorro, minha esperança, meu amor, minha mãe, minha felicidade e vida minha. Assim seja.” (Sto. Afonso Maria de Ligório)

Vários nomes foram dados a esse quadro: “Virgem da Paixão”, “A Madona de Ouro”, “A Mãe dos Lares Católicos”, “A Mãe dos Missionários Redentoristas”. O nome escolhido pela própria Virgem Maria é “Mãe do Perpétuo Socorro”.
Em milhares de igrejas espalhadas pelo mundo inteiro, tradicionalmente, se realiza a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve início no dia 11 de Julho de 1922 nos Estados Unidos.

O comerciante que roubou "Nossa Senhora"
Há uma tradição do século XVI que nos fala de um comerciante da ilha de Creta, que roubou um quadro milagroso de uma das igrejas do lugar. Escondeu-o entre suas mercadorias e viajou para o Ocidente. Foi somente pela Providência Divina que ele sobreviveu a uma violenta tempestade e desembarcou em terra firme. Depois de um ano mais ou menos, chegou a Roma com seu quadro roubado.
Foi aí que ele adoeceu mortalmente e procurou um amigo que cuidasse dele. Estando para morrer, revelou o segredo do quadro e pediu ao amigo que o devolvesse a uma igreja. O amigo prometeu realizar o seu desejo mas, por causa da sua esposa, não quis desfazer-se de um tão belo tesouro. O amigo também morreu sem ter cumprido a promessa.
Por último, a Santíssima Virgem apareceu a uma menina de seis anos, filha desta família romana, e mandou-lhe dizer à mãe e à avó que o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro devia ser colocado na Igreja de São Mateus Apóstolo, situada entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João Latrão.
Diz a tradição que, após muitas dúvidas e dificuldades, "a mãe obedeceu e, tendo procurado o sacerdote encarregado da igreja, o quadro foi colocado na igreja de São Mateus, no dia 27 de março de 1499". Aí ele iria ser venerado durante os 300 anos seguintes. Então começa o segundo estágio da historia do ícone, e a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que começa a ser divulgado em toda a cidade de Roma.

Três séculos na igreja de São Mateus
A Igreja de S. Mateus não era grande, mas possuía um inestimável tesouro que atraía os fiéis: o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em 1798, a guerra atingiu Roma e o convento e a igreja foram quase totalmente destruídos. Alguns Agostinianos permaneceram lá por mais alguns anos, mas eventualmente eles também tiveram de ir embora. Alguns voltaram para a Irlanda, outros foram para novas fundações na América, mas a maioria passou para um convento vizinho. Este último grupo levou consigo o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Assim começou o terceiro estágio da história, os "anos ocultos".
Em 1819, os Agostinianos irlandeses se transferiram para a Igreja de Santa Maria in Posterula, e com eles foi a "Virgem de São Mateus". Mas como "Nossa Senhora da Graça" era já venerada naquela igreja, o quadro recém-chegado foi posto numa capela interna do convento, onde ele permaneceu, quase desconhecido, a não ser pelo Irmão Agostinho Orsetti, um dos jovens frades provenientes de São Mateus, e pelo jovem coroinha chamado Michele Marchi, que visitava muitas vezes a igreja de Santa Maria in Posterula e, por isso, tornou-se amigo do Irmão Agostinho. Muito mais tarde, Marchi foi ordenado sacerdote.

O Religioso idoso
Os anos corriam e parecia que o quadro cairia em esquecimento. Irmão Agostinho morreu em 1853, com 86 anos, sem ver realizado o seu desejo de que a Virgem do Perpétuo Socorro fosse de novo exposta à veneração pública.

A redescoberta do ícone
Em janeiro de 1855, os Missionários Redentoristas adquiriram "Villa Caserta" em Roma, fazendo dela sua Casa Generalícia. Nesta mesma propriedade, junto à Via Merulana, estavam as ruínas da Igreja e do Convento de São Mateus. Sem percebê-lo na ocasião, eles tinham adquirido o terreno que, muitos anos antes, tinha sido escolhido pela Virgem para seu santuário entre Santa Maria Maior e São João de Latrão.
Quatro meses depois, foi começada a construção de uma igreja em honra do Santíssimo Redentor e dedicada a Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação.
Apesar disso, surgiam alguns questionamentos em torno do quadro. Entre eles, as referências que relacionavam o ícone à Igreja de São Mateus. O Cronista da comunidade redentorista, "examinando alguns autores que tinham escrito sobre as antiguidades romanas, encontrou referências à Igreja de São Mateus. Entre elas havia uma citação particular, mencionando que naquela igreja (que estava situada na área do jardim da comunidade) havia um antigo ícone da Mãe de Deus, que gozava de 'grande veneração e fama por seus milagres.' Então, "tendo contado tudo isto à comunidade, começaram a se perguntar onde poderia estar o quadro. O Pe. Marchi repetiu tudo o que ouvira do Irmão Agostinho Orsetti e disse a seus confrades que, muitas vezes, tinha visto o ícone e sabia muito bem onde se achava."

Os Redentoristas recebem o ícone
Com esta nova informação, cresceu entre os Redentoristas o interesse por saber mais sobre o ícone e por recuperá-lo para a sua igreja. O Superior Geral, Pe. Nicholas Mauron, apresentou uma carta ao Papa Pio IX, na qual ele pedia à Santa Sé que lhe concedesse o ícone do Perpétuo Socorro para ser colocado na recém-construída Igreja do Santíssimo Redentor e de Santo Afonso, localizada perto de onde estava a antiga Igreja de São Mateus. O Papa concedeu a licença e conforme a tradição, disse ao Superior Geral dos Redentoristas: "Fazei-a conhecida no mundo inteiro!" Em janeiro de 1866, os Padres Michele Marchi e Ernesto Bresciani foram a Santa Maria in Posterula receber o quadro dos Agostinianos.
Começou então o processo de limpeza e restauração do ícone. A tarefa foi confiada a um artista polonês, Leopold Nowotny. Finalmente, no dia 26 de abril de 1866, a imagem era de novo exposta à veneração pública na igreja de Santo Afonso.

A última restauração do ícone
Em 1990, o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi retirado do altar-mor para satisfazer aos muitos pedidos de novas fotografias do ícone. Foi então que o sério estado de deterioração da imagem foi descoberto: a madeira, bem como a pintura, tinha sofrido com as mudanças do ambiente e as primeiras tentativas de restauração. O Governo Geral dos Redentoristas decidiu contratar os serviços técnicos do Museu Vaticano para realizar uma restauração geral do ícone, que eliminasse as rachaduras e os fungos que ameaçavam danos irreparáveis.

O que podemos contemplar no ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro?
Esta amável pintura pode parecer estranha aos olhos ocidentais modernos. Não retrata Maria como uma jovem delicada de olhos melancólicos. Seu olhar direto, seus traços fortes, chamam a nossa atenção. Ficamos impressionados com os detalhes irreais das figuras. Jesus tem o porte de uma criancinha, mas suas feições são as de um menino maior. Maria e Jesus não estão inseridos numa cena, mas flutuam num fundo dourado. O ícone tem, ainda, vários outros símbolos:
Iniciais gregas para "Mãe de Deus".
A estrela que nos guia no caminho seguro ao céu. A estrela no véu indica que Maria é a Estrela do mar, aquela que trouxe a luz de Cristo num mundo envolto nas trevas, na escuridão
A inicial grega do "Arcanjo São Miguel" levando a lança e a esponja da a paixão de Cristo
A Inicial grega para "E Arcanjo São Gabriel " Que assegura nas mãos a cruz e os pregos
A boca pequena de Maria: nos lembra o seu silencio. Aquela que meditava tudo no seu coração.
Os olhos grandes de Maria: exprimem a contemplação do seu Filho e nos lembram a sua atenção e preocupação por todas as nossas necessidades. O menino que não olha a Mãe, mas olha a cruz , indica a consciência de Jesus de sua missão de Salvador
Túnica vermelha: é a cor usada pelas virgens nos tempos de Jesus; nos lembra a sua dor aos pés da Cruz.
Iniciais gregas " Jesus Cristo".
Capa azul marinho: significa Maria é Virgem e Mãe .
A Mão esquerda de Maria: assegura as mãos do Menino Jesus : simbolizam que Só Ela é sua Mãe.
As mãos de Jesus em volta da mão de Maria significam que sua Mãe nos ajuda a vivermos na graça da salvação. A mão de Maria nos indica que devemos como ter Cristo em nossas mãos .
Sandália: É o símbolo de uma alma que se consagra a Maria, e Maria é este fio que nos segura em Cristo.

segunda-feira, 15 de junho de 2009



CELEBRAÇÃO DE FUNDAÇÃO DA LIGA JOVEM SANTO AFONSO

Aconteceu no último domingo, 14 de junho, a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela fundação da Liga Jovem Santo Afonso, primeira na Paróquia e na cidade do Rio de Janeiro. A missa foi presidida pelo reitor da Igreja, Pe. Ergo Dias de Araújo, C.Ss.R., e contou com a presença dos representantes liguistas da Paróquia Santo Afonso e de várias outras paróquias. Estiveram presentes também os jovens aspirantes e seus familiares.
Ao som do coral jovem, com muita animação, todos os liguistas, aspirantes e veteranos, entraram em procissão com bandeiras e banners para participarem da celebração. Pe. Araújo iniciou lendo uma mensagem enviada pelo Pe. José Carlos Campos, C.Ss.R., coordenador nacional da Ligas Católicas, na qual dizia:
“Queridos jovens liguistas da paróquia Santo Afonso, gostaria imensamente de estar aí com vocês nesta celebração. Fiquei feliz quando soube que a Liga Jovem está se formando a partir de vocês. Junto-me ao meu querido confrade Pe. Araújo neste momento celebrativo, a todos vocês, queridos jovens, e aos seus familiares para que, a exemplo do nosso jovem fundador Henrique Bellatable, tragam um novo ardor missionário para dentro da Liga de Santo Afonso. Renovar é preciso!”.
Na homilia, Pe. Araújo, orientador e incentivador do grupo, reafirmou a importância de se formar na paróquia jovens discípulos missionários. O Redentorista dirigiu-se a eles afirmando que “é preciso semear. É preciso coragem para remover as pedras do caminho e jamais desanimar”. O sacerdote disse, ainda, que os jovens devem confiar, persistir e perseverar, pois a semente plantada irá se desenvolver com a força da graça e do poder divino.
Em seguida, o reitor convidou o grupo ao altar para ler o termo de compromisso. Foi um momento de muita emoção, em que os jovens assumiram, diante de todos, seu compromisso de caminhada na fé cristã. Receberam, então, o manual da Liga Católica e o diploma de pertença à Liga Jovem.
Antes do término da missa, uma das mães, coordenadora do grupo, agradeceu a todos, manifestando a alegria da equipe em partilhar aquele momento tão importante. Fez também um convite à comunidade para a participação nos eventos que serão promovidos mensalmente e divulgados pela Liga Jovem, cujo objetivo é a vivência da espiritualidade Redentorista em família. Também num gesto de agradecimento, os jovens entregaram ao Pe. Araújo uma pequena lembrança e às mães representantes, uma capelinha da Sagrada Família, que foi abençoada pelo padre.Ao final da missa, todos saíram em procissão até o adro da Igreja, de onde se dirigiram ao salão paroquial, para um momento de confraternização.
Confira nas fotos abaixo.




sábado, 6 de junho de 2009

JESUS, MARIA E JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!

Na última 5ª feira, dia 04/06, foi realizada na Paróquia Santo Afonso mais uma reunião mensal da Liga Jovem, com a presença de alguns representantes dos 12 jovens aspirantes e suas respectivas famílias. No dia 14/06, durante a missa das 16h, serão admitidos e apresentados à assembléia um total de 20 novos liguistas. Um importante motivo para darmos glória!
Nesta reunião foi também celebrado, com muita alegria, o aniversário de nosso aspirante-mirim.

Parabéns Bruno Frederico!!!

SAGRADA FAMÍLIA
Banda Louvor e Glória


Dos presente que o Senhor já te deu
Tua família é
Um dos mais importantes tesouros
Plano do amor de Deus
E por mais que difícil estiver
Nem penses em desistir
Não abandones
A tua família precisa de ti
Crê na força do amor
Que tudo pode mudar
Ama a tua família
O amor vencerá
Como foi feliz
A santa família de Nazaré
A tua também será se tiveres fé
Jesus, Maria e José
Minha família vossa é!
Abençoai a minha casa
Cuidai bem dela pra mim
Vou amar minha família até o fim

quarta-feira, 3 de junho de 2009

CARTA AOS JOVENS


A juventude é o amanhã da vida.

Não é um capítulo separado do restante da existência nem é o prefácio de um livro.

É a premissa de tudo. É a semente de onde brota tudo.

É o alicerce sobre o qual deve apoiar-se o grande edifício da vida.

São vocês mesmos, jovens, que estão preparando suas vidas para o amanhã.

Se a meia-noite vocês olharem o nascente, porque de lá virá a luz, vocês olharão por muito tempo, e poderão até pensar que é inútil.

Mas se continuarem insistindo e olharem uma segunda, uma terceira vez, vocês irão divisar um raio de luz na alvorada. E todo o panorama circundante se iluminará.

Duas coisas foram necessárias: a perseverança em olhar e a existência da luz.

Para todas as grandes coisas exigem-se lutas penosas e um preço muito alto.

A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades.

O HOMEM QUE MORRE LUTANDO É UM VENCEDOR...